Saiba tudo sobre a Saga Aqui:

 


Os Instrumentos Mortais é uma série de aventuras fantásticas escrita pela escritora norte-americana Cassandra Clare, a qual inclui os livros Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro e Cidade dos Anjos Caídos.


Até o momento, Os Instrumentos Mortais é constituído por: Cidade dos Ossos (lançado em 2007 nos Estados Unidos e em 2010 no Brasil), Cidade das Cinzas (lançado em 2008 nos Estados Unidos e em 2011 no Brasil), Cidade de Vidro (lançado em 2009 nos Estados Unidos e em 2011 no Brasil) e Cidade dos Anjos Caídos (lançado em 2011 nos Estados Unidos e com previsão de lançamento para agosto de 2012 no Brasil).
Em 4 de agosto de 2010, Clare anunciou em uma transmissão on-line ao vivo que mais três livros seriam lançados antes do fim da série, dando início a uma segunda trilogia na série principal, onde o foco de narração mudaria para Simon Lewis, o melhor amigo de Clary, e sua adaptação à vida de vampiro. O primeiro livro dessa segunda parte, Cidade dos Anjos Caídos teve seu lançamento estadunidense em 5 de abril de 2011, Cidade das Almas Perdidas estimado para maio de 2012 e Cidade do Fogo Celeste, o último livro da série, para setembro de 2013.
Todos os livros da autora foram lançados sobre o selo da editora Simon & Schuster nos Estados Unidos e pela Galera Record no Brasil.

     



Cidade dos Ossos


É o primeiro livro da série. A história é contada em terceira pessoa, principalmente sob a perspectiva de Clary.
Clary Fray e Simon Lewis estão em um clube de festas onde Clary é testemunha de um assassinato por um grupo de adolescentes. Ela fica chocada que Simon e o guarda de segurança do clube não podem ver o assassino, um menino chamado Jace, que afirma que a pessoa que ele matou era um demônio. No dia seguinte, Jace se oferece para levar Clary para se encontrar com o seu tutor, mas antes que pudesse aceitar, ela recebe um telefonema perturbador de sua mãe. Ela volta para casa e encontra sua mãe desaparecida, o apartamento completamente revirado, e uma criatura monstruosa: um demônio Ravener estava esperando por ela. Ela venceu a criatura empurrando o Sensor de Jace para dentro de sua garganta, mas é ferida no processo, e Jace a leva para sua casa. Sua casa é chamada de "O Instituto", uma antiga catedral gótica em Nova York que os seres humanos (ou mundanos) não podem ver, porque está escondida magicamente. Lá, ela se recupera. Ela também conhece Hodge Starkweather, o tutor de Jace, bem como os seus irmãos adotivos: Isabelle e Alec Lightwood.
Hodge pede a ajuda de um monge com poderes mágicos, chamado de "Irmão do Silêncio", Jeremiah, para descobrir como Clary é capaz de ver os Caçadores de Sombras e por que ela foi atacada. Jeremiah descobre um bloqueio na mente de Clary, e os leva para a Cidade dos Ossos, onde os Irmãos do Silêncio tentam quebrá-lo. Embora a tentativa falhe, Clary descobre flashes de informações, particularmente o nome de Magnus Bane, que, com a ajuda de Isabelle, a envia para uma festa, juntamente com Jace, Simon, Alec e Isabelle. Lá, eles descobrem que Magnus é o Alto Feiticeiro de Brooklyn, e ele colocou o bloqueio em Clary, apesar de suas tentativas de ajudá-la a se lembrar serem inúteis. Durante a festa, Simon se transforma em um rato após ingerir uma bebida das fadas, e Jace e Clary vão para um hotel infestados por vampiros para resgatá-lo. Clary e Jace são ajudados no hotel por um adolescente chamado Raphael. Ele, então, denuncia-os e revela que é o líder do clã de vampiros que estão residindo no interior daquele hotel, e logo Clary e Jace estão lutando por suas vidas. Eles são salvos por lobisomens que afirmam que querem Clary, mas Clary e Jace conseguem fugir e resgatam Simon, mas ele se machuca no processo.
No instituto, Clary e Alec têm uma briga. Jace leva Clary ao jardim do Instituto onde eles se beijam. Clary descobre onde o Cálice Mortal está e ela, Jace, Isabelle, Alec, e Simon vão para recuperá-lo. Alec fica ferido por um Demônio Maior e quase morre, mas Magnus Bane o cura no Instituto. Quando Clary e Jace dão o Cálice Mortal para Hodge, ele revela que está trabalhando para um homem chamado Valentim, que era para estar morto. Valentim aparece e leva Jace consigo. Clary vai atrás de Hodge, mas é sequestrada. Quando Clary acorda, ela descobre que Luke a levou, mas para sua própria segurança. Clary descobre que o seu pai é Valentim. Luke e seu covil de lobisomens são atacados por Valentim.
Durante o ataque, Luke e Clary entram, e enquanto Luke está distraído, Clary encontra Valentim e Jace. Valentim revela que ele também é pai de Jace, o que faz com que Clary e Jace tornem-se irmãos. Luke retorna à luta com Valentim, com a ajuda de Jace, mas Valentim foge para Idris, onde ele escondeu o Cálice. Clary consegue resgatar a sua mãe, que está em coma, e a leva para um hospital. Nesse meio tempo, Alec foi curado por Magnus Bane. Clary e Jace se encontram no Instituto e expressam suas frustrações por não poderem ficar juntos para sempre como pensavam.
Cliue e Faça sua Carteirinha hoje mesmo




Cidade das Cinzas


Os eventos desse livro ocorrem logo depois do término de Cidade dos Ossos. A história é contada na terceira pessoa e principalmente a partir da perspectiva de Clary, incluindo a confusão sobre seu relacionamento com seu irmão recém-descoberto e seus sentimentos por Simon. Em alguns pontos da narrativa, também é visto a perspectiva de outros personagens, como Maia, Jace, Simon e Alec.
A história começa com Valentim exercendo o controle de um Demônio Maior através do uso do Cálice Mortal, prenunciando as batalhas que ainda estão por vir. Em seguida, Clary está assistindo um filme de vampiros com o seu melhor amigo Simon, que fica um pouco entorpecido. Quando ela tenta confortá-lo, ele acaba beijando-a, e ela fica sem saber o que fazer porque apenas o ama como um amigo.
Nesse meio tempo, os pais de Isabelle e Alec retornam de Alicante, a cidade dos Caçadores de Sombras, e a mãe deles, Maryse, conversa com Jace, quem ela sente que não pode mais confiar. Ela acredita que ele esteja mancomunado com seu pai, Valentim, agora que foi revelado que Jace é seu filho. Jace abandona o Instituto e vai para um bar de lobisomens, e encontra uma jovem licantrope chamada Maia, juntamente com outros membros descontentes do bando de Luke. Ele provoca uma briga, recusando-se a investigar a morte de um menino fada morto em um beco próximo, apesar de ser um Caçador de Sombras e obrigado pela lei da Clave. Luke impede a violência e manda Jace de volta para o Instituto. Quando eles chegam, Maryse diz que estava tentando mandá-lo embora para protegê-lo da Inquisidora da Clave, que vem para se certificar que Jace não é um espião. Ele não é educado com a Inquisidora, que acaba por castigá-lo, prendendo-o na Cidade do Silêncio durante a noite.
Durante sua prisão, Jace começa a ouvir gritos e descobre que Valentim enviou um Demônio do Medo e matou os Irmãos do Silêncio para obter a Espada da Alma, o segundo dos três Instrumentos Mortais. Um aviso é enviado para o Instituto, mas os Caçadores de Sombras adultos foram distraídos pela morte de uma criança fada e não estão lá para ouvi-lo, então Isabelle, Alec e Clary vão para a Cidade do Silêncio, sabendo que Jace está lá. Lá dentro, eles encontram todos completamente mortos, menos Jace, e Clary, com pressa de retirá-lo da prisão, faz uma espécia de símbolo de abertura para destrancar a cela. Quando eles retornam à superfície, encontram os Caçadores de Sombras adultos esperando por eles. A Inquisidora aponta que a Espada da Alma é o que deveria ser usado contra Jace no dia seguinte para provar se ele estava dizendo a verdade sobre não ser um espião de Valentim, e que seu pai o protegeu para roubá-la.
Magnus Bane, o Alto Feiticeiro de Brooklyn, se oferece para manter Jace guardado a sete chaves para a Clave, e a Inquisidora, com relutância, concorda. Os quatro adolescentes descobrem que Valentim tem esperanças de transformar a Espada da Alma em uma arma demoníaca (ao invés de uma arma angelical), processo que é feito pelo aquecimento e refrigeração do sangue de quatro diferentes criaturas do Submundo: lobisomem, vampiro, feiticeiro e fada. Na esperança de que as fadas se juntassem a eles na luta contra Valentim, Clary, Jace, Isabelle e Simon entram no Reino das Fadas para falar com a Rainha Seelie. Durante a conversa, Clary sente uma leve dor no dedo e vê uma marca vermelha. Pensando ser seu próprio sangue, ela leva o dedo à boca, mas não sabia que aquilo era comida de fada. Sendo assim, ela é forçada a ficar para sempre dentro do reino, a menos que ela receba o beijo que realmente deseja. Simon se oferece para beijá-la, mas fica arrasado quando a Rainha afirma que o seu beijo não é o mais desejado. Jace acaba a beijando, porque ambos ainda têm sentimentos um pelo outro, apesar de terem descoberto que são irmãos e ela acaba ficando livre para ir embora. Depois que eles escapam do Reino das Fadas, Simon vai embora completamente irado, deixando Clary e Jace lutando a cerca dos seus verdadeiros sentimentos.
Em seguida, o vampiro Raphael aparece carregando um Simon quase morto em seus braços e explica que ele havia absorvido traços de vampiro depois de mordê-lo enquanto ainda era um rato em Cidade dos Ossos. Raphael também afirma que Simon iria morrer e renascer como um verdadeiro vampiro. Clary se desespera e insiste que necessita ficar para ver a transformação e dar todo o apoio necessário a Simon.
Mais tarde, Luke encontra Maia na frente da porta de sua casa depois de ser atacada por demônios. Ela está ferida também, e Clary, Simon e Jace lutam contra os demônios, mas não antes de Jace secretamente sondar um deles para obter informações sobre o paradeiro de Valentim. Jace, em seguida, pega a moto movida por energia demoníaca e voa para encontrar Valentim, que está escondido em um navio no rio. Ele tem a oportunidade de matá-lo, mas não pode. Valentim pede a Jace para acompanhá-lo e promete que nenhum de seus entes queridos serão prejudicados.
Na manhã seguinte, a Inquisidora aparece e aprisiona Jace novamente, logo após ter descoberto que ele visitou Valentim na noite anterior. Ela diz que está planejando trocá-lo pelos Instrumentos Mortais, mas Jace diz que Valentim não se importa o suficiente com ele para fazer a troca. Ela não acredita nele e vai embora. Alec ajuda Jace a escapar. Ele percebe que a cela não tem telhado e sugere que Jace salte, um feito impossível para um ser humano normal, mas Jace consegue e vai ajudar Clary, que descobriu que Maia e Simon foram sequestrados por Valentim para a obtenção do seu sangue.
Nesse meio tempo, Clary descobriu que, com sua habilidade de desenho, ela pode criar novos símbolos. Ela cria um Símbolo do Destemido, que permite a Jace derrotar o Demônio do Medo convocado por Valentim. Há uma grande batalha no navio, durante a qual a Inquisidora leva Jace a um canto e faz-lhe uma série de perguntas adicionais, mas faz uma pausa ao observar uma cicatriz em forma de estrela no ombro de Jace. Um demônio aparece e ataca-os, mas ela se sacrifica por ele. Jace descobre que Simon está entre a vida e a morte e permite que ele se alimente de seu sangue, salvando sua vida. A batalha continua indo de mal a pior para os Caçadores de Sombras, até Clary desenhar um novo símbolo e destuir completamente o navio, levando os demônios à bordo e pondo fim à batalha.
Graças ao sangue de Jace, Simon é agora um vampiro que pode resistir ao sol. Clary descobre que não se importa com o fato de ela e Jace serem irmãos e quer dizer-lhe que o ama, mas ele acaba por falar primeiro e promete que não a amaria além de uma irmã, pensando que isso é o que ela queria. A mãe de Clary ainda está em coma, mas uma mulher de cabelos grisalhos chamada Madeleine a para no caminho para o hospital e diz que sabe como acordar Jocelyn.






Cidade de Vidro


Os eventos desse livro iniciam exatamente uma semana depois do término dos eventos de Cidade das Cinzas. A história é narrada em terceira pessoa, sob a perspectiva de vários personagens, como Clary, Jace, Simon, Isabelle e Alec.
Os Lightwoods, Jace e Clary se preparam para serem levados a Alicante. O Instituto é atacado por Renegados, o que força os outros a partirem sem Clary e levando Simon com eles. Enquanto os outros encontram-se com Aline e seu primo Sebastian, Clary, ainda em Nova York, cria seu próprio portal e viaja atrás dele juntamente com Luke. Eles aterrisam no Lago Lyn, onde a água amaldiçoada faz com que Clary fique doente, e Luke leva-a para a casa de sua irmã, Amatis, para que se recupere. Alec é forçado a levar Simon para o novo Inquisidor, que quer saber o que um integrante do Submundo está fazendo em Alicante. Com a esperança de ser levado de volta à Nova York, a Clave secretamente o interroga e o aprisiona.
Clary foge para visitar os Lightwoods, mas briga com Jace e sai furiosa. Logo depois, Clary encontra Sebastian e conta a ele sobre a sua mãe estar em coma e a necessidade de encontrar o feiticeiro Ragnor Fell. Sebastian a leva para a casa de Ragnor, mas ele está morto e Magnus está lá em seu lugar. Magnus temporariamente congela Sebastian para que ele não pudesse ouvir e diz a Clary para lhe trazer um livro de feitiços que está escondido na mansão dos Wayland. Ela convence Jace a levá-la e juntos, descobrem um laboratório subterrâneo de Valentim, onde o anjo semi-morto Ithuriel mostra várias imagens do passado de Valentim, com uma delas mostrando ele fazendo experiências com sangue de demônio com o próprio filho. Logo após, a mansão desaba e eles rolam colina abaixo compartilhando um beijo no meio do caminho. Jace diz a ela que é parte demônio justamente pelo fato de amar sua própria irmã de uma forma romântica. Clary, com raiva, (embora anteriormente estivesse se divertindo), empurra Jace fora do seu caminho. Eles fazem uma caminhada de volta para a Cidade de Vidro, apenas para descobrir que as torres estavam queimando em chamas.
Enquanto isso, no Salão de Acordos, Valentim dá a Clave até meia-noite do dia seguinte para se render; se não o fizerem, ele mataria todos os Caçadores de Sombras que não são adeptos a ele. Ele mata o Inquisidor antes de sair. Jace vem ao encontro de Clary em seu quarto na casa de Amatis, onde eles conversam e Jace acaba dizendo que a ama. A mãe de Clary aparece repentinamente recuperada do seu coma, e elas acabam discutindo. Clary, indignada, diz que sua mãe mentiu para ela por toda vida a respeito dela ser uma Caçadora de Sombras e ter uma irmão. Clary sai da casa e vai para uma colina onde é encontrada por Simon. De lá, eles vêem a Clave preparando-se para se render à Valentim. Clary lembra do símbolo que o anjo lhe mostrou durante sua morte, que pode ser usado para vincular um Caçador de Sombras e um integrante do Submundo para que eles possam compartilhar seus poderes. Ela explica para a Clave como começar a união, incluindo Alec e Magnus, que revelam que têm um relacionamento.
Clary conversa com a sua mãe, que diz estar orgulhosa dela. Ela também diz a Clary que foi lhe dado sangue de anjos enquanto estava grávida, fato que lhe deu o poder de criar novos símbolos. Clary também descobre que Jace não é seu verdadeiro irmão, mas sim Sebastian, quem realmente tem sangue de demônio correndo pelas veias. Também descobre que Jace é filho de Stephen Herondale, filho da antiga Inquisidora (Imogen Herondale, que morreu em Cidade das Cinzas), e que recebeu sangue de anjo enquanto ainda estava no útero, o que explica suas habilidades de combate. Enquanto isso, Rafhael afirma que os vampiros irão lutar na batalha se a Clave lhe conceder Simon. Ele concorda, mas Clary primeiramente o marca com a primeira marca de todos os tempos: a Marca de Caim. Raphael não pode matar Simon como planeja, pois caso contrário a tragédia irá cair sete vezes sobre ele. Apesar disso, ele obriga Simon a lutar na batalha. Jace, depois de seguir Sebastian, encontra-o conversando com Valentim, que pretende ir ao Lago Lyn para convocar Raziel e reivindicar o favor que o anjo deve e então, conceder a destruição a todos os Caçadores de Sombras que não estão vinculados a ele. Depois da partida de Valentim, Sebastian conta a Jace que ele é irmão de Clary, não Jace. Eles começam a lutar seriamente e Isabelle aparece para salvar Jace e distrair Sebastian o suficiente para que Jace mate-o. Clary, ao saber dos planos do seu pai, convoca um portal para o Lago Lyn para parar a convocação de Raziel. Valentim a marca com o símbolo do silêncio e planeja matá-la, porque a convocação exige sangue de um de seus filhos. Quando Jace chega para salvá-la, no entanto, Valentim o mata e convoca o anjo Raziel. Raziel, entretanto, reconhece os planos egoístas de Valentim, e pelo fato de Clary ter conseguido escrever seu nome com a estela sobre os símbolos marcados por Valentim, Raziel o mata. Raziel concede a Clary um desejo e a única coisa a qual deseja é que Jace volte à vida.
Dois dias depois, os Caçadores de Sombras se preparam para o funeral das pessoas que morreram durante a batalha, o que inclui Max Lightwood (morto por Sebastian/Jonathan) e Valentim. Jace vai até a casa de Amatis procurando por Clary, e ela lhe entrega uma caixa com pertencer do seu verdadeiro pai, Stephen Herondale (que era casado com Amatis, antes de Luke virar um membro do Submundo). Clary finalmente aceita o fato de ser uma verdadeira Caçadora de Sombras e está disponível em se tornar uma verdaidera guerreira.
O livro termina com todos os personagens restantes sentados em Alicante em uma festa, assistindo a um show de fogos de artifício, que Clary, enquanto está nos braços de Jace, acha parecido com anjos em queda.




Clique e Faça sua Carteirinha hoje mesmo.

    



Cidade dos Anjos Caídos


Os eventos de Cidade dos Anjos Caídos têm inicio exatamente após os acontecimentos de Cidade de Vidro. Cassandra Clare muda o foco entre Jace e Clary e o desvia para Simon, o melhor amigo de Clary, e como ele se ajusta à vida como um vampiro.
City of Fallen Angels tem lugar após os acontecimentos de City of Glass. Ele muda o seu foco entre Jace e Clary Clary e melhor amigo, Simon, e como ele se ajusta à vida como um vampiro. Do lançamento em 2 de agosto de 2011: "Eu inicialmente previ Cidade dos Anjos Caídos como um fim para a história iniciada em Cidade dos Ossos, mas logo percebi que, de fato, onde minha caneta foi me levando era em uma nova trilogia, uma ainda mais épica, escura e apaixonante do que a primeira. Nos três primeiros livros de Os Instrumentos Mortais, o destino dos Caçadores de Sombras estava pendurado na balança... agora é o destino do mundo. Eu mal posso esperar para compartilhar esta viagem com os meus leitores com personagens familiares mais aprofundadas, enfrenta novas relações nunca antes introduzidas e testadas."
Enquanto Cidade dos Anjos Caídos foi originalmente destinado a se concentrar mais em Simon, Clare logo mudou de ideia: "Eu me sentei para escrever Cidade dos Anjos Caídos e percebi que era uma história muito maior do que eu pensava. O foco mudou para Simon, mas para também o resto dos personagens. Magnus e Alec, que originalmente não estavam escalados para estarem com frequência no livro, agora têm um papel importante a desempenhar. Clary e Jace também têm um papel central a desempenhar. Essa coisa sobre Simon deixar a cidade? Não acontecerá. A ação principal ocorre em Nova York. Embora eu tenha tentado preservar um enredo forte para Simon, no qual ele é mais do que um complemento para o drama ao redor de Jace e Clary, agora seria muito enganador se referir como um 'livro de Simon' ou indicar que se trate principalmente sobre ele. Não é."
Em suas próprias palavras, Clare resume Cidade dos Anjos Caídos: "Cidade dos Anjos Caídos tem lugar após os acontecimentos de Cidade de Vidro. O livro divide seu foco entre Jace, Clary e Simon e como ele se ajusta à vida como um vampiro, mas ainda é uma história conjunta e todos os personagens da série Os Instrumentos Mortais aparecem nele: Jace, Isabelle, Alec, Magnus, Luke, Jocelyn, Maia, e muitos outros. Em Cidade dos Anjos Caídos, alguém está matando os Caçadores de Sombras que costumavam ser do Ciclo de Valentim e deixando seus corpos ao redor de Nova York, em uma forma destinada a provocar a hostilidade entre integrantes do Submundo e Caçadores de Sombras. Uma guerra interna entre os vampiros está rasgando à parte dos integrantes do Submundo, e somente Simon - o Diurno que todos querem ao seu lado - pode decidir o resultado. Enquanto isso, Jace e Clary investigam um mistério que tem consequências profundamente pessoais para eles - consequências que podem fortalecer seu relacionamento ou separá-los para sempre. Amor, sangue, traição e. vingança: os riscos são maiores do que nunca em Cidade dos Anjos Caídos".
Muitos leitores, no entanto, se queixaram sobre o foco mudar para Simon, acreditando que o livro não iria incluir Jace ou Clary. Para isso, Clare respondeu: "O que eu quero saber é, onde começou este rumor de que eles não estarão? Todas as descrições que eu já dei sobre Cidade de Anjos Caídos inclui a informação de que Jace e Clary vão estar nele, e estarão em abundância. E ainda fico com esta pergunta a cada dia. Eu adoraria saber por quê!"
Cidade dos Anjos Caídos foi lançado em 05 de abril de 2011, nos Estados Unidos. O lançamento no Brasil está previsto para agosto de 2012. É um livro embargado, ou seja, nenhuma cópia de avaliação estará disponível antes de sua data de lançamento. No entanto, Clare lançou alguns "teasers" em seu site.


Cidade das Almas Perdidas


A capa do livro foi revelada em janeiro de 2012. Nela estão retratados Clary Fray e Jace Lightwood com as marcas dos Caçadores de Sombras pelo corpo; estão abraçados, com os rostos colados e quase se beijando. Sem previsão para lançamento no Brasil.

Cidade do Fogo Celeste


Espera-se que seja lançado em 1 de setembro de 2013.
Personagens

Ver página anexa: Lista de personagens de Os Instrumentos Mortais
Clarissa "Clary" Fray/Morgenstern/Fairchild: Protagonista otaku de 15 anos que mora no Brooklyn. Melhor amiga de Simon Lewis e filha de Valentine e Jocelyn Morgenstern.
Jonathan "Jace" Wayland/Morgenstern/Herondale/Lightwood: Protagonista de 17 anos que é um Caçador das Sombras (assassino de demônios). Após a morte de seu pai (Michael Wayland), muda-se para o Instituto e é criado por Maryse Lightwood e Hodge Starkweather.
Valentine Morgenstern: Vilão. Ex-marido de Jocelyn Morgenstern que forjou a própria morte e agora tenta roubar os Instrumentos Mortais para criar um novo exército.
Isabelle "Izzy" Lightwood: Irmã de Alec e Max Lightwood e filha de Maryse Lightwood. Vive no Instituto e é uma Caçadora de Sombras. Irmã de criação de Jace Wayland
Alexander "Alec" Lightwood: Irmão secretamente gay de Isabelle e Max Lightwood e filho de Maryse Lightwood. Vive no Instituto e é um Caçador de Sombras. Irmão de criação de Jace Wayland
Simon Lewis: Melhor amigo de infância de Clary Morgenstern, pela qual é apaixonado.
Magnus Bane: O bruxo mais poderoso do Brooklyn que frequentemente ajuda os protagonistas. Tem um caso com Alec Lightwood.
Lucian "Luke" Graymark/Garroway: Tio lobisomem não-biológico de Clary. Apaixonado por Jocelyn Morgenstern e mestre de um bando de lobisomens.
Hodge Starkweather: Auxiliador e dono do Instituto.
Sebastian Verlac/Jonathan Christopher Morgenstern: Suposto primo de Aline Penhallow, que secretamente é o verdadeiro filho de Valentim e irmão de Clary, Jonathan Morgenstern
Jocelyn Morgenstern/Fairchild/Fray/Graymark/Garroway: Mãe de Clary Morgenstern e ex-esposa de Valentine Morgenstern.
Maia Roberts: Irmã gêmea de seu falecido irmão Daniel. Fugiu de sua cidade por medo de machucar alguém até encontrar o bando de Luke e fazer parte dele.
Maryse Lightwood: Mãe de Alec, Max e Isabelle Lightwood. Vive no Instituto e é Caçadora de Sombras.
Max Lightwood: Irmão de 9 anos de Alec e Isabelle e filho de Maryse Lightwood.


Recepção Crítica

Cidade dos Ossos foi bastante popular na época de lançamento, alcançando a posição #8 na Lista de Best-Seller do New York Times (livros infantis) em Abril de 2007. Publishers Weekly comentou que o livro é "uma extensa fantasia urbana sobre todo o tipo de criatura conhecida no gênero". Locus elogiou o livro como "um primeiro romance altamente legível." Uma resenha no School Library Journal observou que o livro continha uma variedade de falhas narrativas, incluindo personagens que eram "esporadicamente caracterizados" e cujo comportamento era previsível. Apesar disso, eles observaram que o livro era divertido e deixaria os leitores ansiosos pela continuação. Holly Black, autora do best-seller As Crónicas de Spiderwick, afirma que Cidade dos Ossos é "engraçado, sombrio e sexy. Um dos meus livros favoritos." A autora Kelly Link disse: "São Vampiros contra lobisomens em Harlem, enquanto sensuais caçadores de demônios rondam pelos clubes do Centro e cafeterias do Brooklyn - Cidade dos Ossos é uma épica fantasia urbana. Cassandra Clare é um gênio."
Cidade das Cinzas foi nomeado no 2009 ALA Teen's Top Ten em uma votação para os melhores dez livros infanto-juvenis do ano. Cidade das Cinzas ficou em sexto lugar.
Cidade de Vidro também recebeu críticas positivas, com Booklist dizendo que o livro foi uma "abundância de romance, perda, honra e traição para fazer a viagem valer a pena. Um contador de histórias experiente, Clare se move a trama rapidamente a um final satisfatório." School Library Journal disse: "Embora a história seja dificultada pela previsibilidade e escrita exagerada, Clare continua o seu talento para misturar hip, humor moderno, com fantasia tradicional, e os fãs que aguardam ansiosamente a conclusão da série devem estar mais que satisfeitos".

As Peças Infernais

Ver artigo principal: As Peças Infernais
Em 2009, Cassandra Clare anunciou uma nova trilogia conjunta, As Peças Infernais, situado no mesmo universo que Instrumentos Mortais, mas na era vitoriana. A série consiste em três livros: Anjo Mecânico (publicado em 31 de agosto de 2010 nos Estados Unidos, e lançado em maio de 2012 no Brasil), Príncipe Mecânico (publicado em 6 de dezembro de 2011 nos Estados Unidos) e Princesa Mecânica, com o lançamento estimado para novembro de 2012.
[editar]Adaptação cinematográfica

Em 10 de junho de 2010, a Screen Gems anunciou que eles estavam entrando em produção em um filme de os Instrumentos Mortais, baseado em Cidade dos Ossos, com um roteiro escrito por Jessica Postigo. Em 10 de dezembro de 2010, foi oficialmente anunciado que Lily Collins foi escalada como Clary Fray e que Scott Charles Stewart estaria dirigindo. Em junho de 2011, Jamie Campbell Bower foi escalado para interpretar o papel de Jace Wayland.
Em março de 2012, a Sony Pictures e o diretor Scott Charles Stewart se afastaram do projeto do filme. Entretanto, a Constantin Film e a Unique Features continuam a desenvolver a chegada da saga literária de Cassandra Clare aos cinemas. O novo diretor deve ser Harald Zwart, diretor do remake de Karate Kid. Lily Collins e Jamie Campbell Bower ainda estão escalados para fazerem os protagonistas.
Em abril de 2012, a Sony/Screen Gems voltou ao projeto, já dando uma data certa para o filme estreiar no cinema: 23 de agosto de 2013. A Sony deu a seguinte declaração:
"Dada a riqueza do material fornecido por Clare, parecia estranho que a Sony e sua parceira do gênero, Screen Gems, decidiram deixar “Instrumentos Mortais” em Fevereiro, mesmo que fosse só por um momento fugaz. Screen Gems produziu os “Anjos da Noite” e “Resident Evil”, franquias que eles sabem como ordenhar um conceito para várias parcelas, e ainda, ali estava uma pilha de livros esperando para serem transformados em uma franquia de filmes. Constantin Film, que trabalhou com a Screen Gems nos filmes “Resident Evil” , nunca desistiu, e deixou isso oficialmente claro na semana passada, quando fechou o acordo para a parceria na adaptação de “Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos”. Com o filme financiado, o estúdio já agendou uma data de lançamento de 23 de agosto de 2013 – um fim de semana que atualmente não tem outros lançamentos previstos. Isso dá ao novo diretor Harald Zwart um pouco mais de um ano e quatro meses para lançar, preparar, filmar e editar “Os Instrumentos Mortais".
No artigo do site IndieWire, diz que Jamie Campbell Bower não está mais ligado ao projeto. Entretanto, a escritora Cassandra Clare deu uma declaração dizendo que o ator está negociando o seu contrato.

 

Saiba tudo sobre a Saga  - Imagens - Entre em Contato - Carteirinha de Fã - Marca Páginas